RSS

CONSERVAÇÃO DE ACERVOS EM EXPOSIÇÃO

09 set

Análise Climática para Conservação de Acervos em Exposição é o tema do próximo encontro do ciclo de palestras Mast Colloquia 2010. A palestra será proferida pelo técnico em Metrologia do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), do Rio de Janeiro, Antonio Carlos dos Santos Oliveira, na quarta-feira (14), às 14h30, no Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCT).

No evento, Oliveira aborda alguns pontos importantes relacionados ao tema, como análise climática das edificações culturais, reservas e salas de exposição, parâmetros ambientais, temperatura e umidade, instrumentos de medição, escalas e medidas. Ele também apresenta a classificação dos ambientes conforme estudo climatológico, indicação de equipamentos de gestão e controle para conservação de acervos culturais em ambientes de exposição ou reservas técnicas.

Mast Colloquia

Com o Mast Colloquia, o Museu de Astronomia procura abrir espaço para a troca de experiências entre profissionais das áreas relacionadas e permitir que alunos de graduação e pós-graduação possam usufruir o contato. Os textos produzidos a partir das palestras são publicados, ampliando o alcance do evento.

Os encontros já resultaram na edição de sete publicações. Os livros, disponíveis para consulta na biblioteca do Museu, podem ser adquiridos com a Associação Cultural de Amigos do Mast (Samast), pelo telefone (21) 3514-5209.

O evento é realizado desde 1996 e aborda temas relacionados às áreas de atuação do Mast. Entre 1996 e 2001, as palestras do ciclo abordaram temáticas referentes à história das ciências, com a finalidade de registrar depoimentos de cientistas sobre a prática de diversas áreas.

Após intervalo de um ano, o programa foi retomado, em 2003, tendo a Museologia como foco. Desde então, os eixos temáticos dos encontros foram Museu: Instituição de Pesquisa (2003), Discutindo Exposições: Conceito, Construção e Avaliação (2004), Conservação de Acervos (2005 e 2006), Documentação em Museus (2007), Museu e Museologia: interfaces e perspectivas (2008) e O caráter Político dos Museus (2009).

Este ano, após sete anos sob organização da Coordenação de Museologia (CMU), a Coordenação de Documentação e Arquivo (CDA) do Mast, que apoiava a realização das palestras, passa a ser responsável pelo evento, que, neste ano, tem como temática central Segurança de Acervos.

A cada encontro, especialistas convidados apresentarão diferentes perspectivas sobre assuntos relacionados à preservação e segurança de acervos de importância histórica.

A entrada para o evento é gratuita e haverá transmissão em tempo real pela internet (www.mast.br).


 
Deixe um comentário

Publicado por em setembro 9, 2010 em Uncategorized

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: