RSS

BORBOLETAS EM LIVRO

15 set

Livro cataloga borboletas no Estado de São Paulo

Borboletas | Evoneo Berti Filho e João Angelo Cerignoni | Editora Fealq | 92 páginas
Crédito: Divulgação

Nymphalidae / Heliconius erato phyllis
Crédito: Divulgação

Pieridae / Phoebis philea
Crédito: Divulgação


O conhecimento na criação de borboletas tem contribuído para reduzir o risco de extinção de espécies desse grupo, não somente pela aplicação de técnicas de manejo, mas também pelo fato de sensibilizar os visitantes no contato com animais tão belos e, ao mesmo tempo, tão frágeis. 
Com o propósito de apresentar, de forma didática e com linguagem simples, as espécies de borboletas encontradas no Estado de São Paulo, Evoneo Berti Filho e João Ângelo Cerignoni, professor e técnico de laboratório, respectivamente, do Departamento de Entomologia e Acarologia (LEA), da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), organizaram o livro “Borboletas”.

Lançamento da Editora Fealq, a publicação surgiu a partir da necessidade do LEA concentrar e ampliar a área de visitação escolar ao borboletário. Iniciaram-se então as pesquisas para identificar e avaliar, na região, a fauna de borboletas e a flora associada a esses lepidópteros. “Assim fizemos um estudo dos aspectos biológicos, das condições de habitat, da estrutura do criadouro, além da manutenção de criação massal e de populações”, comentam os organizadores da obra.

Os dados publicados foram coletados entre 2000 e 2010, em visitas feitas a criadores credenciados nos Estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, com objetivo de desenvolver técnicas de criação sustentável.

“Borboletas” traz informações sobre os estágios de desenvolvimento até a fase adulta e sobre as plantas hospedeiras das lagartas. 
Com destaque para as fotografias dos insetos, o livro está organizado em capítulos por famílias (Pieridae, Papilionidea, Lycaenidae, Nymphalidae), informado características biológicas e de hábito de cada espécie. Além disso, o leitor encontrará todas as informações de como organizar um borboletário, normas e leis do Ibama, diretrizes do plano de manejo sustentado para a criação desses insetos, dúvidas freqüentes e um capítulo sobre lagartas urticantes.

Informações no site da Fealq, pelo e-mail livros@fealq.org.br ou telefone (19) 3417 6600.

Texto: Caio Albuquerque/ESALQ

 
Deixe um comentário

Publicado por em setembro 15, 2010 em Uncategorized

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: