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SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

05 out
A Semana da UFRJ

(Traga a sua escola!)










UFRJ traz uma nova proposta para a sua Semana Nacional CT de 2010

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da UFRJ
De 20 a 23 de outubro, a Universidade Federal do Rio de Janeiro realiza uma intensa programação interativa, através de programas e projetos de pesquisa e extensão, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da UFRJ 2010.
No ano Internacional da Biodiversidade, o tema proposto pelo Ministério de Ciência e Tecnologia é Ciência para o Desenvolvimento Sustentável. O símbolo da SNCT 2010 é uma sumaúma, uma grande árvore tropical com raízes tubulares em sua base que podem atingir vários metros de circunferência produzindo uma forte sensação de sustentabilidade. Ela é considerada a mãe das árvores pelos povos indígenas da Amazônia e também um símbolo sagrado para a mitologia Maia.

Durante a Semana, o Hangar da Cidade Universitária, sede do Núcleo Interdisciplinar UFRJmar, vai se transformar em um grande centro de atividades . No centro da exposição, uma árvore colorida, representando toda a diversidade que encontramos na natureza. As suas raízes, representando a sustentabilidade, nos levam para três caminhos, três circuitos, onde os visitantes vão poder conhecer mais sobre biodiversidade, saúde, cultura e tecnologia.

Oficinas interativas, esporte, planetário inflável, trilha ecológica são apenas algumas das várias atrações e atividades que você e seus alunos vão poder experimentar durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da UFRJ. Inscreva a sua escola e traga seus alunos.


Programação

Confira a PROGRAMAÇÃO do evento.

Unidade: Casa da Ciência da UFRJ
Caminhos de Darwin
Exposição Caminhos de Darwin, que apresenta o roteiro de 12 cidades por onde Darwin passou no estado do Rio de Janeiro em sua viagem do beagle 1832. O espaço é ambientado com imagens da floresta tropical, animais recortados e instalados nas imagens da floresta, exemplares de rochas das cidades, vídeo sobre evolução e sobre a expedição realizada em 2008. O piso é recoberto com imagem do mapa da época que faz relação com imagens atuais do google e dos pontos de referência nas cidades. Além disso, foram selecionados trechos do diário do Darwin que fala sobre cada uma das cidades e estão nas placas comemorativas lá instaladas, que estão impressos e em aúdio ambiente.  (seguem algumas fotos em anexo)
O conceito apresentado na última reunião e a escolha pela geobiodiversidade estão relacionados a Darwin e suas teorias sobre a origem das espécies. A exposição Caminhos de Darwin se relaciona diretamente com a biologia, a história, a geologia e a sociologia. A partir da exposição é possível realizar oficinas sobre fósseis, solo, rochas e minerais, mostra de vídeos sobre evolução (temos cerca de 26 programas para TV selecionados para a Mostra Ver Ciência do CCBB), palestras e cursos para professores e alunos, trilhas interpretativas para identificação de espécies da fauna e flora local (nas cidades do roteiro e na Ilha do Fundão) dentro do contexto a pesquisa.
Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia / Incubadora Tecnológica de Cooperativas populares.
Transformação do óleo residual de cozinha
A Exposição vai desenvolver uma atividade prática de transformação/reutilização do óleo residual de cozinha em outros produtos como, por exemplo, biodiesel e sabão
Unidade: Laboratório de pesquisas Costeiras e Estuarinas LABCOEST – UFRJmar
Bichos do Fundo do Mar
A oficina vai mostrar como são os organismos encontrados no fundo do mar no litoral do Rio de Janeiro, explicar como esses ‘bichos’ vivem, de que se alimentam e por quê são importantes nos ecossistemas marinhos. Veremos também estes animais no microscópio, o que permitira entender como se movem, comem e defendem.
Unidade: INSTITUTO DE PSICOLOGIA DA UFRJ
ARTE E CIÊNCIA DE MÃOS DADAS EM PROL DO MEIO AMBINTE
A proposta é unir ciência e arte no mesmo patamar através da transformação de material inutilizável em criações artísticas. Dessa forma é possível contribuir para a preservação ambiental e produção de conhecimento, uma vez que, lida com educação, memória, modernidade e sentimento.
Unidade: Instituto de Física
LADIF
No Brasil a maior parte da energia elétrica é gerada em Hidrelétricas. A proposta é fazer com que os visitantes aprendam como funcionam as hidroelétricas e qual o seu custo social e ecológico. Você vai parar de desperdiçar energia elétrica depois da visita!
Unidade: Centro de Ciências da Saúde
Educar para Preservar: um exercício de cidadania.
“Educar para Preservar: um exercício de cidadania” utiliza diferentes estratégias pedagógicas para estimular o interesse pela preservação ambiental. Os anfíbios são utilizados como ponto de partida para a discussão do tema. Além disso, a problemática “biodiversidade x preservação” abrange a discussão sobre o papel do cidadão consciente, como elemento chave para a manutenção e preservação da biodiversidade e sustentabilidade do planeta.
Unidade: INSTITUTO DE BIOLOGIA
FLORES E FRUTOS DA MATA ATLÂNTICA: PRESERVAR PARA CONHECER
Através de jogos e brincadeiras, a oficina vai mostrar as flores e frutos da Mata Atlântica – um dos pontos de maior biodiversidade do mundo. Poderão conhecer também as bromélias-tanque e as interações, usos e curiosidades desse bioma. Existe um ecossistema se ser descoberto nessa semana!
Unidade: NEI-CCJE
Oficina Planeta Água
A oficina pretende despertar nos visitantes o interesse pelo uso consciente da água. Vai demonstrar que mesmo existindo muita água no planeta não significa que ela seja acessível, suficiente e de boa qualidade para o consumo.
Unidade: INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
LABORATÓRIO ESTADO, SOCIEDADE, TECNOLOGIA E ESPAÇO
A oficina vai explorar as relações que se definem entre Estado e Sociedade na transformação do espaço urbano e procurar desvendar os efeitos das novas tecnologias na formação de um novo espaço público virtual.
Unidade: ESCOLA DE ENFERMAGEM ANNA NERY
A FAMILIA COMO UNIDADE DE SERVIÇO EM UM PROGRAMA DE ATENÇÃO DE ENFERMAGEM A COMUNIDADE
O projeto vai desenvolver atividades de promoção da saúde e prevenção de doenças. Vai verificar a tensão arterial, glicemia capilar e tipagem sanguínea.  Em uma oficina de sexualidade iremos discutir e orientar sobre gravidez na adolescência, métodos contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis.
Unidade: Pró-reitoria de Extensão
Programa de Alfabetização da UFRJ para Jovens e Adultos de Espaços Populares
Nesse estande os visitantes vão poder participar de jogos educativos que propiciem não só um espaço de interação e diversão como também de construção de diferentes conhecimentos. O Programa foi criado em 2004, a partir de uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão articulada com outras quatro unidades da UFRJ – Faculdade de Letras, Faculdade de Educação, Escola de Serviço Social e Instituto de Matemática.
Unidade: Instituto de Nutrição Josué de Castro – INJC
Avaliação antropométrica e educação alimentar
Avaliação antropométrica do público visitante e estimativa do percentual de gordura corporal, além de informação do diagnóstico nutricional e orientações gerais para promoção de alimentação saudável. Na oficina também serão distribuídos materiais informativos sobre como é possível reduzir o teor de agrotóxicos dos alimentos.
Unidade:  INSTITUTO DE MICROBIOLOGIA
Programação com o objetivo de mostrar o papel dos micróbios no nosso dia a dia. Conceitos como noções de higiene e antissepsia, ecologia microbiana, papel dos micróbios na saúde, na indústria, e na biorremediação serão abordados.
Unidade: INSTITUTO DE QUÍMICA DA UFRJ
OFICINA DE HIALOTECNIA
Os técnicos-vidreiros demonstrarão como confeccionar peças e equipamentos de vidro para a pesquisa científica e laboratórios de graduação, além de despertar o público para o quanto o vidro está presente no dia-a-dia.
Unidade: Maternidade Escola
Exposição Fotográfica “AmaMentAção”
A Exposição “AmaMentAção”, trabalho multidisciplinar que envolve arte, ciência, comunicação e pedagogia,  trata do tema do aleitamento materno, e já está em seu 5º(quinto) ano de itinerância pelo Estado do Rio de Janeiro e pelo Brasil, com várias modificações. Tem como objetivo principal a promoção e o apoio ao aleitamento materno como um ato de fundamental importância para a saúde do binômio mãe-bebê, em todos os aspectos psicofísicos , desta relação.
Unidade: INSTITUTO DE PSIQUIATRIA DA UFRJ
CANCIONEIROS DO IPUB, PSICOEDUCAÇÃO, OFICINA DE FOTOGRAFIA
Teremos uma oficina de artesanato reciclado. Trabalharemos com materiais vindos da natureza como, folhas secas, sementes, galhos, frutos, fazendo trabalhos bem criativos.
Unidade: Grupo de Educação Multimídia – GEM UFRJ Mar
Comunicação Audiovisual
A Oficina de Comunicação Audiovisual vai ensinar técnicas de Animação (Stopmotion, Pixelation e Flip Book) e de realização de vídeos através de práticas onde os participantes poderão criar seus próprios enredos, personagens e cenários utilizando materiais e técnicas diversas, além de apreciar a produção dos vídeos produzidos em oficinas anteriores.
Unidade: Instituto de Biologia
Brincando com os Ecossistemas, com os fungos e com a literatura
Por que devemos preservar os ecossistemas e as espécies animais e vegetais? O que eles fornecem aos humanos? Venha conhecer um pouco da biodiversidade da Mata Atlântica, através de jogos e brincadeiras!
Unidade: Instituto Antártico de Pesquisas Ambientais – INCT-APA
O Brasil na Antártica
O continente antártico representa 10% da superfície terrestre, é isolado dos demais pelo oceano austral e exerce profunda influência no clima global e, por consequência nos ecossistemas e na sociedade, em especial a da América do Sul. Venha conhecer como vivem os seres vivos em condições tão extremas!
Unidade: MUSEU NACIONAL – UFRJ
EXPOSIÇÃO DE ARTE RUPESTRE
Nesta oficina, o participante vai poder se transformar em arqueólogo. Serão realizadas atividades lúdicas no intuito de ensinar ciência ao público. O participante vai receber informações sobre arte rupestre e escavação, além de entrar em contato direto com réplicas de peças arqueológicas e ossos.
Unidade: ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS
Cia Folclórica do Rio-UFRJ
Dia 20 de outubro – 15h – Apresentação (cortejo)
Dia 21 de outubro – 14h – Oficina de tambores
Dia 22 de outubro – 15h – Roda Cultural
Dia 23 de outubro – 14h – Apresentação de um grupo convidado
Unidade: Maternidade Escola
Papo Cabeça
A proposta estará centrada na reprodução, com atividades interativas como: ludo, jogo da memória e jogo relacionado às DST e AIDS. Haverá exposição de fetos e placenta com referência ao desenvolvimento de espécies intra-útero a partir da observação do desenvolvimento da gestação humana. As premiações dos vencedores dos jogos interativos serão de material reciclado como alusão ao cuidado com o meio ambiente
Unidade: Centro de Tecnologia
Projeto Energia e Meio Ambiente
O Grupo de Eletrônica e Computação (GECOM) da UFRJ preparou uma oficina interativa para ilustrar a importância e as aplicações da Energia Solar no nosso dia-a-dia. O projeto Energia e Meio Ambiente foi idealizado visando à informação e interação das crianças com o conceito de energia renovável.

inscrições- http://www.pr5.ufrj.br/snct/

 
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Publicado por em outubro 5, 2010 em TECNOLOGIA, Uncategorized

 

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