RSS

>ASSISTENCIALISMO GARANTE BOA PARTE DOS VOTOS DE DILMA

07 out

>


‘Bolsões de pobreza’ deram a Dilma mais de 90% de votos

Uma análise das votações mais expressivas dos três principais candidatos a presidente revela que Dilma Rousseff (PT) mantém o perfil de Lula em 2006. Em alguns municípios do interior nordestino, ela alcançou mais de 90% dos votos.  A área concentra os chamados “bolsões de pobreza”. 

José Serra (PSDB), com bom histórico de votos no Sudeste, viu Marina Silva (PV) ganhar espaço nesse reduto. Os melhores desempenhos da senadora foram em cidades da região. Dilma atingiu seu teto (94,8% dos votos válidos) em Calumbi (PE). Na cidade, são 1.348 famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, o que dá 67% da população local. 

Dos cinco municípios em que a petista teve votação mais graúda, quatro deles ficam em Pernambuco, terra natal do presidente.  Já José Serra foi melhor em Marcelândia (MT), com 75,1% de preferência. O município é reduto pecuarista e tem altos índices de desmatamento. 

Como Geraldo Alckmin há quatro anos, o tucano obteve boa performance no Acre, Estado onde nasceu a rival do PV, Marina Silva. São três cidades acrianas no “top 5” eleitoral de Serra.  Dilma, por sua vez, vai mal especialmente naquele Estado. O pior desempenho da petista foi em Marola (AC), com 15,8% de votos. 

Classe média e região Sudeste formaram boa combinação para Marina.  Em três cidades litorâneas do Rio, ela teve cerca de 40% dos votos, mais do que o dobro de sua média nacional.  Foi, contudo, em Sabará (região metropolitana de Belo Horizonte), gerida pelo PV, o ápice da verde: 42,5%. 

Segundo Francisco Dario dos Santos, 37, funcionário da Prefeitura de Sabará, 9 entre 10 conhecidos seus votaram em Marina –em 2006, diz, a febre era Lula.  Dilma, contudo, não seria capaz de repetir o feito. Na cidade são comuns boatos sobre uma “Dilma terrorista”. 

“Na ditadura, ela chegou com metralhadora e assaltou o Banco Mercantil do Brasil”, afirmou Francisco.  Já em Calumbi, o disco vira de lado. Para o recepcionista Adenilson Figueira, 42, Dilma vai continuar trabalhos de Lula –“que ajuda com aquele negócio do vale… vale o que mesmo?” Falava do Bolsa Família.

 
Deixe um comentário

Publicado por em outubro 7, 2010 em Uncategorized

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: