RSS

RESERVA DE CONCHA D’OSTRA – RJ

23 out


Conselho Gestor é criado para a Reserva de Concha D’Ostra
Cacá Lima
A área da Reserva de Concha D’Ostra é de aproximadamente 953,5 ha.
 
Com a Folha da Cidade
 

Adriana Moreira
A Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Concha D’Ostra, no bairro de Kubistchek, agora possui um conselho gestor. Este é o primeiro deliberativo entre as Unidades de Conservação (UCs) Estaduais. Os 28 conselheiros foram empossados na última sexta-feira (15) e passaram por uma capacitação até o domingo (18), eles são representantes da sociedade civil organizada e do poder público. 
O foco do curso foi a gestão participativa, planos de manejo e zoneamento, a fim de fortalecer a atuação do conselho. Temas como estratégias comportamentais, negociação e gestão de conflitos, cooperação de trabalho em equipe e ciclo de projetos foram tratados. A partir daí, os membros elaboraram um Plano de Ação, que se baseará as atividades durante a gestão participativa da unidade. 
Por ser deliberativo, o Conselho terá poder de decisão sobre implantação de novos projetos na unidade, pela emissão ou não de licenciamentos ambientais de empreendimentos no interior da UC, por exemplo. Para o secretário adjunto, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e membro do Conselho, Adriano Pavesi, a maior importância é que os conselheiros poderão criar ações que trabalharão a questão da preservação da área e da interferência do homem. O que ocasionará no respeito à reserva que tem relevância ambiental. 
Reserva. No ano de 2003, foi criada como Estação Ecológica. Mas, através da Lei Estadual n°8464, de 2007, foi instituída como Reserva Estadual de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Concha D’Ostra. O intuito é que os manguezais do estuário da Baía de Guarapari sejam protegidos. Esta é uma área de reprodução de diversas espécies de crustáceos e peixes.
Além de ser uma área, basicamente de manguezais, há também fragmentos de Mata de Tabuleiro. O uso econômico da fauna é grande devido os crustáceos, moluscos e peixes como o robalo e a tainha. Porém, a zona apresenta um grande desafio, já que é muito próximo do Centro da cidade.
 
Deixe um comentário

Publicado por em outubro 23, 2010 em Uncategorized

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: