RSS

>BRASIL É 69o. EM CORRUPÇÃO

26 out

>

Indice de corrupção mundial mostra EUA pior e Brasil, melhor

Por Dave Graham
Swissinfo
BERLIM (Reuters) – Os Estados Unidos não estão mais entre os primeiros 20 no ranking mundial dos países menos corruptos, manchados pelos escândalos financeiros e a influência do dinheiro na política, disse a Transparência Internacional (TI) nesta terça-feira.

O Brasil subiu para o 69o lugar em comparação ao 75o do ano passado, ficando ao lado de Cuba, Montenegro e Romênia, apesar de manter a mesma pontuação de 2009: 3,7.



No topo da lista estavam empatados — sendo que a pontuação mais alta é 10, para os menos corruptos — a Dinamarca, Nova Zelândia e Cingapura com 9,3. Esses países também estiveram no topo da lista do ano passado
A Somália foi classificada como o país mais corrupto, seguida por Mianmar e Afeganistão, juntos na segunda pior colocação, vindo depois o Iraque, informou a agência de monitoramento, sediada em Berlim, ao divulgar seu índice anual de percepção da corrupção (CPI).

Os Estados Unidos escorregaram do 19o para o 22o lugar em relação ao ano passado, com sua pontuação caindo de 7,5 para 7,1. O índice avalia 178 países e é baseado em pesquisas independentes sobre a corrupção.

Foi o pior resultado dos Estados Unidos nos 15 anos de realização do levantamento, e a primeira vez em que o país não esteve entre os primeiros 20 no ranking.

A Somália, país indicado como o mais corrupto, ficou com 1,1. O grupo de monitoramento disse que a tabela era baseada em “diversas avaliações e pesquisas de opinião no ramo dos negócios realizados por instituições independentes e respeitadas”.

Quase 75 por cento dos países tiveram pontuação equivalente ou abaixo de 5,0, indicando que a corrupção continua sendo um grande problema mundial, disse Robin Hodess, diretor de política e pesquisa na TI.

No entanto, a organização identificou que Butão, Chile, Equador, Macedônia, Gâmbia, Haiti, Jamaica, Kuweit e Catar melhoraram no último ano.

Enquanto isso, a República Tcheca, Grécia, Hungria, Itália, Madagascar, Níger e os Estados Unidos tiveram uma piora nos índices de percepção.

(Reportagem adicional: Yukari Sekine)

Reuters
Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em outubro 26, 2010 em Uncategorized

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: