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Ensino público gaúcho avança a passos lentos

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Zero Hora  – Apesar de evoluir, o Ensino Médio permanece sendo a pedra no sapato do desenvolvimento educacional gaúcho.

Mais de 75% das escolas da rede estadual alcançaram notas abaixo do considerado ideal no Sistema do Rendimento Escolar do Rio Grande Sul (Saers), realizado em 2009 e divulgado ontem pela Secretaria da Educação (SEC).

Gradualmente, os alunos avançam, mas a passos lentos. Na prova de matemática, os estudantes conseguiram retomar os pontos perdidos no teste passado e voltaram a patamares da primeira avaliação de 2007.

 O rendimento, porém, permanece muito baixo, com 88% das unidades tendo médias consideradas básicas. Numa escala de 0 a 500, a nota geral ficou em 263,1, longe do nível considerado adequado pela SEC, entre 315 e 365.

Em português, o desempenho cresce, mas ainda não há motivos para celebrações. Pouco mais de 75% da escolas não conseguiram atingir as médias ideais (entre 285 e 335).

As dificuldades para o Ensino Médio decolar são reconhecidas pelo titular da SEC, Ervino Deon, que vislumbra um caminho longo.

– O Ensino Médio tem os maiores índices de reprovação e evasão escolar. Temos que tornar as aulas mais atraentes. O estímulo ao ensino profissionalizante é a melhor saída – diz Deon.

O rendimento crescente das séries iniciais no Saers poderá emperrar quando os alunos chegarem aos anos finais.

Para Deon, as metas do Ensino Fundamental têm condições de serem atingidas antes de 2022, ano limite estabelecido pelo Movimento Todos Pela Educação. Já o Ensino Médio, terá de melhorar muito para chegar lá.

O que é Saers?

– O Saers testa os conhecimentos de turmas de 2ª e 5ª séries do Ensino Fundamental (o equivalente a 3° e 6° anos nas escolas que já instituíram o Ensino Fundamental de nove anos) e do 1° ano do Ensino Médio.

– Com os resultados, o Estado consegue verificar o desempenho de cada escola e município, para melhorar o ensino e atingir as metas de qualidade.

– No ano passado, 321,5 mil alunos da rede estadual foram avaliados.

– Além das 2,6 mil escolas estaduais, o Saers 2009 reuniu escolas mantidas por 82 prefeituras e 18 estabelecimentos de ensino privado (não incluídas no ranking) e uma federal (Colégio Militar).

– As provas compreenderam apenas as disciplinas de língua portuguesa e matemática.

– A meta da SEC é de que pelo menos 70% dos alunos se encontrem no nível adequado.

 
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Publicado por em novembro 9, 2010 em Uncategorized

 

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