RSS

MONITORAMENTO DAS BALEIAS FRANCAS EM SANTA CATARINA

10 nov
Foram avistados ainda sete golfinhos nariz-de-garrafa, entre eles três filhotes. O monitoramento na APA da Baleia Franca mostra a importância da área como berçário para esses animais.
 O Centro de Mamíferos Aquáticos (CMA), do Instituo Chico Mendes, participou nesse fim de semana do terceiro sobrevoo para monitoramento das baleias francas (Eubalaena australis) na APA da Baleia Franca, em Santa Catarina.
No percurso entre Florianópolis (SC) e Torres (RS), foram visualizadas e fotografadas 18 baleias francas, todas pares de fêmeas e filhotes. Parte desses animais já tinha sido avistada no sobrevoo anterior, realizado no dia 15 de setembro na região de Garopaba (SC).
Esse dado reforça a importância da área como berço reprodutivo das baleias francas no Brasil. A notícia ruim é que duas fêmeas continham restos de redes de pesca na cabeça, o que pode lhe causar  acidentes ou ferimentos.
O sobrevoo faz parte do Programa de Monitoramento do Porto de Imbituba e Adjacências e foi organizado pelo Projeto Baleia Franca. O analista ambiental Paulo Flores, do CMA, participou dos trabalhos junto com Karina Groch, do projeto.
Ainda durante o sobrevoo, realizado no sábado (6), foi avistado um grupo de sete golfinhos nariz-de-garrafa (Turiops truncatus), incluindo 3 filhotes, na Praia Brava, Florianópolis. O alto nível de transparência da água permitiu o registro fotográfico.


Ascom/ICMBio

 
Deixe um comentário

Publicado por em novembro 10, 2010 em Uncategorized

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: