RSS

>CASO BATTISTI

03 jan

>

Garcia prevê que asilo a Battisti será resolvido diplomaticamente

 Por Agência Brasil

Marco Aurélio Garcia
Marco Aurélio Garcia é assessor de Dilma na área diplomática
O assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, amenizou neste domingo o conflito diplomático entre o Brasil e a Itália devido à decisão do governo brasileiro de não extraditar o ex-ativista italiano Cesare Battisti. Segundo ele, as relações entre os dois países sofrerão apenas “um pequeno constrangimento” e será superado por meio do diálogo. Garcia reiterou ainda que o governo brasileiro não se preocupa com a possibilidade que o caso seja levado para o Tribunal de Haia, na Holanda.
– (A relação Brasil e Itália) poderá sofrer um pequeno constrangimento durante um período brevíssimo. Mas eu destacaria que a própria presença do embaixador da Itália, Gherardo La Francesca, que (na véspera) esteve na recepção da presidenta Dilma, é um indício que a disposição é muito mais para o diálogo, para uma solução diplomática – disse.

Há informações divulgadas pela imprensa italiana, neste domingo, de que governo da Itália pretenda levar o pedido de extradição de Battisti para ser julgado no Tribunal de Haia. Garcia afirmou, no entanto, que a iniciativa não preocupa o governo brasileiro.
– Não preocupa, é uma decisão soberana que o governo brasileiro tomou, com uma forte fundamentação jurídica. O país é soberano para decidir, então não traz preocupação alguma – disse.
Desde 2007, Battisti está preso no Brasil e provisoriamente é mantido na Penitenciaria da Papuda, no Distrito Federal. Na Itália, o ex-ativista é condenado à prisão perpétua sob acusação de participação em vários crimes. Battisti nega todas as acusações. No último dia de governo, o então presidente Luiz Inácio Lula decidiu que o italiano não fosse extraditado. Mas o caso ainda será analisado pelo Supremo Tribunal Federal.
 
Deixe um comentário

Publicado por em janeiro 3, 2011 em Uncategorized

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: