RSS

>POLUIÇÃO URBANA

08 jan

>

 Qual porcentagem da poluição do ar é devida aos carros?

Os carros são responsáveis por produzir metade dos poluentes
© iStockphoto.com /YinYang
Os carros são responsáveis por produzir metade dos poluentes

Os motores dos veículos emitem uma série de poluentes. Talvez o mais prejudicial seja a combinação de material orgânico e substâncias inorgânicas. Poeira, terra, ácidos, metais e químicos orgânicos são alguns dos componentes dessas partículas que ficam suspensas.

 A maioria dessas coisas é realmente pequena, e quanto menor a partícula, mais prejudicial ela é; partículas cujos diâmetros são menores do que 10 micrômetros são capazes de entrar nos pulmões

Uma vez nos pulmões, essas partículas em suspensão também podem causar sérios problemas para o coração. O dióxido de nitrogênio, produzido quando o combustível é queimado em altas temperaturas, também pode trazer problemas – em altas concentrações ele pode danificar seus pulmões e causar dores no peito.


Compostos orgânicos voláteis (mais conhecidos como COVs) também são encontrados na poluição do ar, e eles são tão perigosos como o nome sugere. Ao contrário das partículas em suspensão e alguns outros poluentes conhecidos, os COVs não têm gosto, cheiro ou cor. Eles são conhecidos como “voláteis” porque evaporam facilmente em temperatura ambiente. Alguns COVs como o benzeno são cancerígenos conhecidos. Embora esses compostos sejam produzidos principalmente através de meios industriais, os veículos os liberam quando queimam o combustível. E há liberação de compostos orgânicos voláteis até mesmo no interior dos veículos.


Mas quanta poluição os carros produzem? A resposta é mais complicada do que você possa imaginar. Para começo de conversa, a poluição do ar não é igual ao redor do mundo ou até mesmo ao redor do país. Áreas densas em populações – ou, mais especificamente, áreas onde são queimadas grandes quantidades de combustíveis fósseis – têm níveis mais altos de poluição do ar do que áreas pouco ocupadas. Cidades populosas como Los Angeles, Cidade do México, Pequim e São Paulo são famosas por terem o ar poluído. As condições do tempo também impactam a qualidade do ar, resultando em flutuações diárias na respirabilidade do ar. Dessa forma, os níveis de poluição não variam apenas de uma área geográfica à outra, mas também variam de um dia para outro.


E ainda com todas essas variáveis, os cientistas ainda podem nos dar uma porcentagem aproximada da poluição do ar produzida pelos carros nos Estados Unidos. De acordo com a Agência de Proteção Ambiental, os motores dos veículos produzem cerca de metade dos poluentes como os compostos orgânicos voláteis, óxido de nitrogênio e partículas em suspensão. 75% das emissões de monóxido de carbono vêm dos automóveis. Em áreas urbanas, as emissões nocivas dos automóveis são responsáveis por algo entre 50 e 90% da poluição do ar. Isso quer dizer então, que grande parte da poluição do ar vem de nossos veículos.


Porque muitas pessoas relutam em abandonar seus carros ou reduzir o número de horas que passam nas ruas, a indústria automotiva tem feito mudanças importantes ao longo dos anos para ajudar a reduzir essa emissão nociva produzida pelos veículos. Os catalisadores foram desenvolvidos na década de 1970 como uma forma de converter poluentes em emissões não tão prejudiciais. Mais recentemente, os carros híbridos elétricos estão se tornando cada vez mais populares entre aqueles que se preocupam com o meio ambiente.

Mas, mesmo com esses avanços, a poluição do ar continua a ser uma grande preocupação. Enquanto o debate sobre combustíveis fósseis e meio ambiente continuar, os motores dos veículos continuarão a representar o maior desafio no caminho para a limpeza do ar

 
Deixe um comentário

Publicado por em janeiro 8, 2011 em Uncategorized

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: