RSS

>BIODIVERSIDADE – VITIMA NOS DESASTRES NATURAIS

25 jan

>

Perda de espécies animais e florestais foi expressiva na região serrana

Do Correio do Brasil
 Redação, com ABr – de Brasília
As fortes chuvas que atingiram municípios da região serrana do Rio nos últimos dias 11 e 12 e deixaram, até agora, mais de 800 mortos afetaram também a biodiversidade. A região serrana abrange parte de Mata Atlântica, considerada patrimônio nacional.

De acordo com o analista do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) Rogério Rocco, mesmo sem uma avaliação mais profunda da região, é possível afirmar que o país teve perda expressiva de animais e espécies florestais.

– Isso acontece porque as chuvas removeram grandes quantidades de terra em encostas. Várias árvores foram derrubadas e como a região é ohabitat de animais silvestres, eles também foram prejudicados –, explicou. 
Segundo Rocco, por enquanto não há previsão de quando poderá ser feito um balanço das perdas porque a prioridade é resgatar e atender as vítimas da tragédia. 
Das áreas administradas pelo ICMBio, a mais afetada foi a Área de Proteção Ambiental (APA) de Petrópolis, que abrange a região de Itaipava e o Vale do Cuiabá. O especialista explicou que a APA de Petrópolis é habitada por muitas espécies de pássaros, lagartos e cobras, além do cachorro do mato que costuma ser frequente na região.
Ele disse ainda que algumas espécies têm capacidade de se deslocar rápido e ao perceber qualquer problema, fogem. Outras não, principalmente quando têm filhotes, elas não abandonam as crias e acabam morrendo.  
Quanto à flora da região, Rocco afirmou que só será possível estimar as perdas depois de uma análise mais detalhada da área e das espécies de plantas que existiam lá.
 
Deixe um comentário

Publicado por em janeiro 25, 2011 em Uncategorized

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: