RSS

>OS ELEFANTES – CURIOSIDADES

15 fev

>

Como funcionam os elefantes

O elefante é o maior animal mamífero que vive sobre a terra
© iStockphoto.com /Johan63
O elefante é o maior mamífero que vive sobre a terra

O elefante é o maior animal mamífero que vive sobre a terra. São encontrados na Árica e Ásia, principalmente em florestas e savanas. Eles podem serdomesticados e têm sido utilizados como animais de tração e artistas de circo.

Os elefantes medem entre 1,6 e 3,9 m na altura dos ombros, e normalmente pesam entre 2.720 e 6.350 kg. Os machos são maiores que as fêmeas. Eles têm uma pele grossa (semelhante ao couro) e enrugada.  A cor da pele varia do cinza ao marrom e é coberta por pelos ouriçados e esparsos. 


O elefante tem uma cauda longa e fina, com um tufo de pelos na ponta. Seus pés são curtos e largos e em forma de coluna. A cabeça do elefante é maciça e ele tem um pescoço literalmente curto e grosso. Possui olhos pequenos e orelhas grandes e em forma de leque. Suas orelhas são finas para que o elefante seja capaz de se abanar com elas. É dessa forma que  aliviam o calor do próprio corpo.


Talvez sua característica mais marcante seja a tromba – uma extensão flexível que parte do nariz e lábio superior. A tromba de um elefante pode chegar a ter mais de 3 metros de comprimento e tem uma pequena abertura na ponta.


A dieta de um elefante consiste em grama, cascas, raízes, folhas e frutos. O elefante usa sua tromba para empurrar ou quebrar as folhas dos galhos.

 Em seguida, ele empurra a comida para a boca. Para beber, o elefante puxa água para dentro da tromba e então esguicha a água para dentro de sua boca. Ele também usa a tromba para atirar lama ou sujeira nas próprias costas, o que o ajuda a se refrescar. Quando amedrontado, o elefante sopra e emite um som através de sua tromba.


O elefante tem presas, dentes incisivos longos que se estendem para fora da boca e que crescem ao longo de sua vida. As presas podem ter até 3,5 m de comprimento e são levemente curvadas para cima na ponta. O elefante usa suas presas para arrancar árvores e arbustos de seu caminho, além de combater outros elefantes.

Fatos interessantes sobre os elefantes

–    A pele de um elefante é cinza e enrugada. A pele de um elefante adulto tem cerca de 3 cm de espessura e pesa cerca de 1 tonelada. No entanto, ela é surpreendentemente macia. Moscas, mosquitos e outros insetos podem picá-la.

– Um elefante assustado ou bravo pode correr a uma velocidade de 40 km/h a uma curta distância. Já em uma longa jornada, os elefantes costumam percorrer uma média de 16 km/h.

– O elefante usa sua tromba como se fosse uma mão. A tromba pode carregar 272 kg de carga ou um pequeno objeto como uma moeda, por exemplo. Os elefantes também respiram e cheiram pela tromba.

– Os elefantes amam a água e frequentemente tomam banho em lagos e rios. São excelentes nadadores. Um elefante pode se dar um banho disparando um jato de água a partir de sua tromba.


 
Deixe um comentário

Publicado por em fevereiro 15, 2011 em Uncategorized

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: