RSS

>EGITO – RECUPERADAS RELÍQUIAS ROUBADAS

21 fev

>

Estátua de Aquenáton volta ao Museu Egípcio

Do Correio do Brasil
 Por Redação, com agências internacionais – do Cairo
Aquenáton
A estátua do faraó Aquenáton foi roubada por vândalos durante os dias de protesto no Cairo
As autoridades egípcias responsáveis pelas antiguidades do país recuperaram uma estátua do faraó Aquenáton, que foi roubada com outros oito itens durante os protestos que levaram à renúncia do presidente Hosni Mubarak. 
O ministro de Antiguidades do Egito, Zahi Hawass, disse nesta semana que ladrões haviam invadido o Museu Egípcio em 28 de janeiro e levado oito tesouros do período dos faraós Tutancâmon e Aquenáton, mas que três dos objetos haviam sido recuperados. 

Segundo um comunicado do ministério de Hawass, um manifestante encontrou a estátua de calcário de 7 centímetros no terreno do museu, no centro do Cairo, durante os protestos.
Hawass, promovido a ministro de Estado em uma reforma de gabinete realizada por Mubarak em seus últimos dias na Presidência, está sendo duramente criticado pela comunidade arqueológica pelos furtos. Ele havia dito à Reuters em 9 de fevereiro que nenhum artefato havia sido roubado. Os sítios faraônicos do Egito e suas antiguidades são importantes atrações no país, onde o setor turístico é uma considerável fonte de renda.
Aquenáton, que renunciou ao poder aproximadamente em 1.350 a.C, é famoso por ter tentado abandonar os deuses egípcios tradicionais e introduzir um culto voltado ao sol Aton. Ele também tentou estabelecer uma nova capital em Amarna, a 250 quilômetros ao sul do Cairo.
 
Deixe um comentário

Publicado por em fevereiro 21, 2011 em Uncategorized

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: