RSS

>INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

26 maio

>

Inovação não é escolha, é necessidade, defende presidente da Finep
Glauco Arbix durante a audiência (Foto: Lecino Filho)
O investimento em inovação para o crescimento econômico do país foi defendido no último dia 25 de maio pelo presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT), Glauco Arbix, em audiência na Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT), do Senado Federal.


Na avaliação de Arbix, apesar do fortalecimento da pesquisa e da capacidade de desenvolver tecnologia, o Brasil ainda está muito aquém dos países desenvolvidos. Nas nações mais avançadas, as empresas que inovam representam 67% do crescimento da economia.

Para Arbix, o Brasil tem capacidade de avançar em inovação por possuir uma indústria integrada, heterogênea e diversificada. “Temos capacidade de geração própria de tecnologia. O Brasil é diferente porque construiu um parque de serviços único capaz de fazer produtos e bens altamente sofisticados”, disse.

A maioria dos pesquisadores brasileiros, quase 57%, está trabalhando nas universidades, enquanto que nas empresas são 37% e no governo 5%. Nos Estados Unidos, essa estatística é bem diferente: 79% dos pesquisadores estão nas empresas, apenas 14,8% nas universidades e 3,6% no governo. “Precisamos aproximar as universidades das empresas, da economia e manter uma sincronia fina sem nenhum prejuízo”, defendeu Arbix.

A audiência foi a primeira do ciclo “Jornada pela Inovação”, de oito debates. Ao final do ciclo será formado um grupo de trabalho para consolidar propostas legislativas de interesse à ciência, tecnologia e inovação. O presidente da CCT no Senado, Eduardo Braga (PMDB/AM), disse que o trabalho resultará mudanças efetivas no marco regulatório de ciência e tecnologia.

Além de senadores que compõem a comissão, participou da audiência o diretor de Educação e Tecnologia do Serviço Nacional da Aprendizagem Industrial (Senai), Rafael Lucchesi.
Agência FAPEAM
(Com informações do CNPq)
 
Deixe um comentário

Publicado por em maio 26, 2011 em FAPEAM, FINEP, TECNOLOGIA

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: